terça-feira, 31 de maio de 2011

Basilica Sacré-Couer de Montmatre

A Basílica do Sagrado Coração (em francês Basilique du Sacré-Cœur), um ponto turistico esplendido, e o meu local favorito em Paris.

A Sacré-Coeur é um templo da Igreja Católica Romana em Paris, sendo também o símbolo do bairro de Montmartre. A basílica está localizada no topo da montanha de Montmartre, o ponto mais alto da cidade. A Basílica de Sacré-Coeur foi construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona a tonalidade branca.

Um dos monumentos mais visitados da França, a basílica tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de 80 metros de altura. Na ábside, uma torre enorme serve de campanário a um sino de 3 metros de diâmetro e mais de 26 toneladas.

A arquitetura da basílica é inspirada na arquitetura romana e bizantina e influênciou outros edifícios religiosos do século XX.

A idéia de construir um templo dedicado ao Sagrado Coração surgiu depois da guerra Franco-Prussiana (1870), como pagamento da promessa feita por Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury de erguer uma igreja caso a França sobrevivesse as investidas do exército alemão. O arquiteto Paul Abadie projetou a basílica depois de vencer um concurso com mais de 77 arquitetos, mas ele morreu em 1884 logo após o início da obra e outros continuaram seu trabalho.

A construção começou em 1875 e foi concluída em 1914, embora a consagração da basílica tenha ocorrido apenas após o final daPrimeira Guerra Mundial.

O estilo é marcado por influências românicas e bizantinas. Muitos elementos da basílica são baseados em temas nacionais: o pórtico, com três arcos, é adornado por duas estátuas de Santa Joana D'Arc e do Rei São Luís IX; e o sino de dezenove toneladas (um dos mais pesados do mundo), refere-se à anexação de Savoy em 1860. O mosaico no ápice, chamado Cristo em Majestade, é um dos maiores do mundo.

O entorno da basílica possui jardins de meditação e o topo da cúpula, aberto aos visitantes, oferece uma das mais belas vistas de Paris. Contudo, câmeras e outros aparelhos eletrônicos são proibidos em seu interior.

A Basílica comemorou o ano passado seus 125 anos e deu inicio a um ano de comemoração e orações que se estenderão até o dia 1° de julho.

Basilique du Sacré Coeur de Montmartre
35 Rue du Chevalier de La Barre
75018 Paris
+33 (0)1 53 41 89 00
(Mêtro: Linha 2 Anvers ou Linha 12 Jules Joffrin)

Agrandir le plan

Um comentário:

  1. ...e na rua de baixo, por todo o bairro, cheio de putas e traficantes e africanos querendo te dar volta no golpe da "brincadeira com elástico".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...